O teor dos conteúdos na internet

Significado das Cores
novembro 23, 2016
Vendas boas, mas o caixa está negativo. E agora?
novembro 26, 2016

Você provavelmente já se pegou lendo aquele conteúdo que no fim não tem nada a ver com o título não é? E isso é extremamente chato! Recentemente tenho observado nas redes sociais a quantidade de pessoas que compartilham conteúdos irrelevantes, antigos ou falsos. É um número absurdo e eu me pergunto como a pessoa não percebeu que aquele post tem dois anos, e não tem mais valor nenhum. Ou aquela notícia de algum famoso que também não é verdade.

A internet tem um poder imensurável de atrair e conquistar pessoas, tudo que você lança nela, estará nela PARA SEMPRE! Mesmo que o post seja apagado, o que vai pra internet nunca mais sai dela! E com isso as pessoas usam essa ferramente maravilhosa para SENSACIONALISMO, EXAGERO e MENTIRAS! É muito simples, você pegar uma imagem aleatória e inventar alguma coisa sobre isso. Já vi vários e vários sites de notícias falsos, onde inventavam coisas absurdas sobre diversos temas. E pior que isso, as pessoas compartilhavam e compartilhavam e continuavam compartilhando. Veja bem, existem dois fatores diferentes, uma coisa é você acessar um site como por exemplo SENSACIONALISTA, onde tudo que está lá é uma simples brincadeira. E outra coisa é você acessar um site que se passa por um site “sério” onde tem coisas absurdas.

O EXAGERO

Quero exemplificar uma notícia que vi, e fiquei horrorizada com o TEOR da mentira e do exagero. Certa vez estava navegando em minhas redes sociais quando me deparei com a seguinte notícia “Mulher volta a vida e diz que Jesus está voltando”. Na hora até assustei, e fui ver o que era. A foto de capa era um homem segurando uma mulher, que parecia estar com o corpo em decomposição. Sim eu assustei, fui ler e na matéria dizia que, uma mulher em um determinado país havia falecido e, após um mês, algo assim, ela havia retornado a vida e que Deus havia dado alguns recados à ela. Bom, primeiramente, isso não é nenhuma crítica aos Cristãos, não tem nada a ver. Mas quero que vocês vejam como é possível fazer algumas pessoas caírem nas farsas da internet.

Não acreditei no artigo, até porque era um site desconhecido e que não trazia relevância nenhuma. Passou-se um tempo eu estava navegando como sempre em minhas redes sociais e, me deparo com outro artigo, mas dessa vez em um site conhecido e que realmente era de notícias. Nesse site, eles contavam que na Indonésia, quando uma pessoa falecia, os familiares mumificavam ela e caminhavam na rua com o falecido por dias. E adivinhem? A foto daquela mulher do artigo que falei anteriormente estava lá!

Fiquei pensando, em como, as pessoas tem a simples capacidade de fazer de uma simples notícia, algo que trazia desespero e escândalo. Com isso fui pesquisar mais, alguns sites dizem que aquela mulher da foto poderia ter lepra, ou alguma doença, mas que as pessoas andavam sim, com mortos em seu país. E dessa vez a pesquisa encontrei em sites de confiança e de notícias verdadeiras. Ou seja, entre acreditar em um site que tenha nome e um site que nunca vi na vida, eu prefiro acreditar naquele que tem nome!

 

COMO IDENTIFICAR CONTEÚDOS FALSOS

 

  • Observe o link que foi descrito
  • Pesquise sobre a notícia em outros sites
  • Observe a forma que a página daquele conteúdo foi feita

Para se assegurar, esteja sempre buscando em sites como G1, Uol, ou R7 que são sites de notícias que confiamos e vemos todos os dias.
Além disso, preste atenção naqueles títulos como “Mãe encontra seu filho no banheiro e ela ficou CHOCADA com o que viu”. Artigos com títulos assim, fazem nossas mãos tremerem para clicar não é verdade? Mas quando clicamos, não tem nada a ver com o título. E isso é muito frustrante.

O QUE NÃO FAZER COM SEU CONTEÚDO

Para ter um conteúdo relevante não precisa de muito. Apenas cuidado!

  •  Ao criar conteúdos para seu blog, redes sociais, site e etc. Perceba bem onde você encontrou aquela notícia que deseja falar, ou tenha argumentos verdadeiros o bastante para falar daquele determinado tema.
  • Nunca use títulos exagerados, chame atenção do seu público sim, mas não engane. Isso gerará frustração e possivelmente não entraram mais em seus conteúdos.
  • Não minta em hipótese nenhuma!

O QUE SE LANÇA NA INTERNET FICARÁ NELA PARA SEMPRE

Fiz um breve comentário sobre isso na introdução desse artigo, mas quero ressaltar novamente!
Tudo o que você escreve na internet ficará nela para sempre, pode se passar anos, de alguma forma estará lá. Você pode até apagar, mas algum dia alguém encontrará.

Todo cuidado é pouco, seja em seus artigos, ou em posts nas redes sociais. As pessoas não se esquecem do que viram, se leram coisas boas, vão lembrar de você como uma pessoa positiva, se leram coisas ruins, lembraram de você como uma pessoa negativa.

Isso vale para o pessoal e empresarial também. Pois se você passa através da sua empresa uma notícia falsa, sua credibilidade vai lá em baixo e consecutivamente estará perdendo clientes e mais clientes.

Esteja atento com o teor dos conteúdos, alguns podem te ajudar, mas outros podem denigrir sua imagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
//]]>