Os 3ps do Growth Hacking por Danilo Carlos

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Os 3Ps do Growth Hacking por Danilo Carlos -Plataformas, Processos e Pessoas

Um pequeno recado aos CEOS e CMOS de plantão. Não podemos se basear neste texto, achando que ele é tipo uma receita de bolo para usar no seu crescimento. Muito pelo contrário, eu  gostaria que ele fosse utilizado como um certo GUIA, assim dependo do nicho de cada empresa você possa molda-lo com  total precisão, para criar as estradas de objetivos únicos para sua empresa.

  • Plataformas:  suas armas para distribuição de massa.
  • Processos: uma verdadeira busca da melhoria contínua (KAIZEN).
  • Pessoas:  a equipe que faz a mágica acontecer, o seu time de crescimento.

 

Pessoas: a equipe que faz a mágica acontecer

Eu gosta nas minhas consultorias abordar estes 2 pontos no 3 “P”  que são:

  1. Você tem alguma ideia de como selecionar, montar e estruturar seu time de Growth?
  2. Quando ler um currículo, como identificar o mágico? Quais as habilidades que ele deve ter, principalmente como deve ser o perfil dele .

Essa pra mim é parte crucial, ter um profissional qualificado, com perfil para Growth Hacking, é vital para seu negócio porque ele precisa ter a percepção do porque as suas experiências não deram certo, principalmente saber como e onde contra-atacar.

As Qualidades que deve possuir um profissional de growth hacking

1) Possuir intimidade com dados

Eles respeitam os dados acima de tudo, fazem pesquisas com públicos selecionados e não dão um passo por “achismo”, chute e etc…

Eles analisam os dados descobrem tendências e usam isso como arma em suas campanhas.

2) Autodidata

Deve demonstrar uma enorme vontade de sempre buscar conhecimento, as plataformas de marketing digital estão em constante mudança. Entender estas mudanças é primordial e buscar aprimorar os seus conhecimentos dentro marketing também. Sem contar que, Remarketing, mobile, Social media, marketing de busca, virais, analytics, email marketing, inbound marketing e os canais para criação de experimentos. São tipo de conhecimentos fundamentais para este profissional.

3) Profundo Entendedor do processo

O cara entende do processo , sabe que o crescimento acontece através das suas experiências e análises que devem ser constantes. Ele vive de otimizações e buscando melhores resultados em melhorias da sua performance. Vive de coletar novos dados e utilizar em novos experimentos, ouve os membros da equipe em brainstormings.

 

Ele traduz os dados em cenário de mercado, produtos, negócios.

Growth hackers tem a noção que os seus testes não serviram de nada se o resultado não levar a melhorias do produto, muito menos se não aumentarem o ROI e indicarem sacadas importantes para toda operação do negócio.

4) Dominam as ferramentas de Trabalho

Deve conhecer o arsenal de um Growth Hacker. Com eu pontuei acima, além de um profundo conhecimento dos canais de marketing e de redes, plataformas de terceiros e ferramentas são  muito usadas para manter uma certa vantagem estratégica e competitiva.

Deve ser bom em produzir testes A/B ou multivariáveis, analytics, otimização de taxa de conversão, deve  realizar o monitoramento competitivo,  observar a retenção no site e realizar intensas pesquisas com usuários. Porque elas fornecem mais sacadas e funcionalidades para os próximos testes.  Aqui mais uma vez o cara precisa demonstrar certos conhecimentos obrigatórios como :

  • Mensurar a retenção, análises de churn (cancelamentos)
  •  cohort (segmentos);

5) O cara é pensador e inquieto

Se ele vier com uma ideia e você dizer que ele está louco, este é o cara!  Eles pensam “fora da caixa”,  quase sempre evitam maneiras comuns e até mesmo as boas práticas, eles sentem quando há uma maneira melhor de executar. São inovadores de processos, fragmentam os problemas e os resolvem através de um programa altamente controlado e organizado de experimentos.

Espalham cultura do crescimento –  pensa  em uma pessoa que contagia outras,  são mentalmente fortes, lógicos  e  de pensamentos criativos. Estes são traços de personalidade em que se destacam os growth hackers. Possuem uma personalidade que facilita a estratégia inteligente e flexível, com táticas e ações para obter sucesso em  um mundo altamente competitivo e extremamente  complexo do marketing digital.

 

6) São pessoas interdisciplinares

Growth hackers aplicam seus conhecimentos para o crescimento dos negócios através de várias disciplinas.

Imagine uma grande equipe cada um deles tem sua expertise, geralmente estas pessoas precisam trabalhar muito para tirar dos testes sacadas básicas. Isso é de longe  a melhor forma de utilizar os recursos da sua empresa. Growth hackers tem total conhecimento de cada área, porque são autodidatas e conseguem extrair informações valiosas, sem o famoso “especialista” da área por exemplo para produzir as informações para ele.

 

Vamos a um exemplo simples:

Utilizando o Mixpanel,  precisamos entender do produto ofertado em si, os principais concorrentes do mercado, todos os canais para performar específicas estratégias, e estar habilitado para investir no Cross-Channel se baseando no segmento e performance dos clientes.

 

7) Conecta Marketing com o desenvolvimento de produto

O programador na maioria das vezes não tem intuição, já  growth hackers creem que ideias de marketing devem informar o desenvolvimento do produto.  Aqui falham a maioria das empresas, porque não envolvem os profissionais de marketing nos produtos que estão vendendo, isso de certa forma cria uma previsível variável de desenvolver produtos que ninguém irá querer.

Growth hackers valorizam a pesquisa de mercado confiável para guiar a evolução do produto, assegurando-se que o desenvolvimento esteja em sintonia com os desejos e necessidades do mercado.

8) Eles são Técnicos

Growth hackers são competentes nas áreas técnicas:

  • Estatísticas: direcionam testes A/B .( mineração de dados em SQL).
  • Programação: Growth hackers sabem o básico de códigos. Conseguir fazer pequenas alterações na hora pode salvar muito tempo e energia dos diferentes times.
  • Growth Analytics & Visualizaçao de dados –  Analytics para Growth é o comando central do time de crescimento. Dados do Analytics servem como base para a estratégia de marketing, táticas, testes e implementação dos resultados.
  • Excel Avançado/ Análise de Dados: Conhecimento avançado em Excel como tabelas dinâmicas, fórmulas avançadas, macros e análise de dados significam conhecimento em como fazer um case com dados. Análises de  LTV (lifetime value ou valor do cliente) vs CAC (custo de aquisição de clientes), Churn (cancelamentos) e análise de retenção, análise de Cohort, Modelagem financeira, Viralidade e matemática Viral, atribuições Multicanal, atribuição de ROI ( Programático vs baseado em regras ) e compreensão dos problemas de atribuição são todas armas essenciais no arsenal do growth hacker.
  • Busca em base de dados / SQL – necessário fazer uma pesquisa interna no banco de dados para encontrar insights mais avançados. SQL permite que os profissionais de marketing consultem esses bancos de dados para obter informações.
  • Teste A/B e  multivariáveis – Além de compreender o valor do teste, growth hackers sabem o suficiente sobre este processo (que ferramentas usar, como configurá-las) para criar os seus próprios pequenos testes sem a necessidade de envolver os desenvolvedores e designers. Fazem a  execução de testes no Optimizely ou Google Website Optimizer, os resultados são armazenados e incorporados em experimentos futuros.
  • Busca avançada na web – Manjam muito, growth hackers sabem como encontrar os dados que necessitam. Web Scraping envolve a coleta e organização de grandes quantidades de dados de múltiplas fontes em toda a web via ferramentas como Import.io e Excel. Utilizam isso como um macete poderoso para a geração de leds, e para utilizar em futuros experimentos.

9) Montando seu time pessoal

Growth hackers possuem uma rede de relacionamento invejável. Então fique tranquilo, qu ena hora certa ele indicará os profissionais certos para cada experimento. Claro, isto tem um valor tão grande que reflete direto nos resultados da sua empresa.

 

No próximo post continuo falando sobre processos não perca!

Tio Dan
Tio Dan
Danilo Carlos, é um apaixonado por Marketing Digital. Já trabalhou em grandes empresas, estudou em Stanford, Ilinois e Harvard. Um Geek assumido, e como todo bom Geek adora inovações tecnológicas.

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