Como Você tira o seu Projeto do Papel

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Como Você tira o seu Projeto do Papel

Como Você tira o seu Projeto do Papel

“Danilo, como você fez o planejamento da Startup 15 dias?”

A quantidade de pessoas que estão me fazendo essa pergunta, é grande! Neste texto eu conto exatamente como tive a ideia desse projeto e  todos os meus passos para o planejamento, para que ele ganha-se vida e saísse do papel. Tenho absoluta certeza que estas passos podem te ajudar a colocar seu projeto em prática também.

Não é novidade para ninguém que eu sou apaixonado por Marketing Digital, e que eu invisto muito tempo do meu dia em estudo e experimentos de Growth Hacking, aplicando na prática oque eu aprendo através dos cursos que eu faço pelo mundo. Exatamente a 1 ano eu conheci está técnica chamada de Growth Hacking, na hora eu achei ela a minha cara. Você deveria criar uma linha de marketing totalmente diferente do mercado tradicional, para os conservadores loucura! Para os criativos e amantes de novas experiência, o paraíso!

Foi assim nestes últimos 2 anos, que eu levei uma grande empresa do ramo da medicina diagnóstica, e que tinha uma presença comprovada de 4.000 visualizações mês, para uma média de 130.000 mil visualizações. Sendo que nos primeiros 3 meses já tínhamos atingido 30.000 mil visualizações. Não tínhamos presença no Linkedin, começamos e com um baixo investimento atingimos mais de 4800 seguidores em poucos meses. Assim comecei a comprovar o método que eu vou ensinar a vocês mais abaixo.

As pessoas sempre tentarão impedi-lo de fazer a coisa certa se ela for diferente.

Prepare-se para ser chamado de louco, e virar chacota. É duro convencer um mercado tradicional que suas ideias, alias que ideias inovadoras. Estas as quais você aprendeu em Harvard por exemplo, não passam de meras opiniões. Mas não se intimide, se não conseguir aplicar dentro de onde você trabalha, por exemplo. Aplique no seu próprio empreendimento, e receba o reconhecimento de clientes e empresas que irão contatá-lo para gerar parcerias e novos negócios. Foi assim comigo, e se você se dedicar bastante poderá acontecer com você também.

Você já deve ter ouvido está frase “menos é mais”. Pois bem, quando eu criei ou PPF (Pense – Planeje – Faça) eu simplesmente separei uma planilha com estas 3 colunas. Comecei a escrever todo meu planejamento, se baseando na minha experiência em marketing digital nestes últimos 8 anos. Além de notar pontos em comum, eu percebi que minha experiência já me ajudava a concluir vários experimentos, eu já sabia que isso me pouparia muito dinheiro mais a frente. Você também através da faculdade chamada “vida”, deve ter várias destas respostas, aí dentro de você. Comece do princípio, e saiba que para construirmos a jornada longa das 10 mil horas , iniciamos com os primeiros, e pequenos passos.

Então, eu estava lá quieto no meu canto quando a empresa foi vendida e do dia pra noite meu contrato foi encerrado. Assim sem mais nem menos, poucas pessoas sabiam me explicar oque estava acontecendo. Das poucas pessoas que sabiam, destas vieram as mesmas palavras de conforto, que neste momento soam muito, mas muito sem sentido. Enfim, 48 horas depois eu já estava aplicando o PPF, e pasmem em 15 dias. Isso 15 dias tinha 5 startups operando e hoje uma parceria sólida com uma aceleradora, que está nos levando a outros patamares. Isso tudo aconteceu em 15 dias, eventos, reuniões, foram os 15 dias mais intensos da minha vida. Eu me perguntei, porque ficar aqui? Porque não ajudar outras startups! Então, depois de alguns posts e vídeos, o turbilhão começou! O projeto INCUBEOS nasceu…

Talvez agora você como empreendedor tenha uma ideia, talvez você não queria ajudar startups, ou criar um INFO PRODUTO. Mas, saiba que este método pode ser aplicado para qualquer tipo de negócio. O processo utilizado na criação deste projeto pode ser interessante para você. Quando eu tive está ideia, eu me preocupei bastante, porque eu mais que ninguém sei que a “ideia”, a maioria delas morre muito antes de chegar no papel. Ficando apenas no primeiro P o pensar, eu vi o potencial dela. Então eu defini o primeiro passo do meu método o PENSE.

A primeira fase do P o pense, ela consiste em você reunir um grupo de pessoas, que você considere especial. Busque pessoas que você confie, dentro do seu ciclo de amizades e que sejam profissionais de alta performance. Porém o pense, tem só uma restrição este grupo seleto deve ser de empreendedores! Pessoas que tendem a não ser empreendedoras, são ótimas em criticar ideias. Porém, elas não conseguem ser criativas e construtivas. A sua ideia irá morrer em poucos minutos! Resumindo você não conseguirá lapidar a sua ideia original. Fuja de pessoas que não acreditem em empreendedorismo e no marketing digital.

A inércia leva a dúvida e ao medo. A ação leva à confiança e à coragem. Se quiser dominar o medo, não fique sentado em casa pensando a respeito. Saia e se ocupe.

Aqui começa a fase “2”, digamos assim o segundo P o planejamento, com o planejamento vem o comprometimento. Então você começa a escrever o seu plano colocando metas e mudando seu hábito, e sugiro que você faça em público. Isso se comprometa com o grupo. Desta forma, quanto mais comprometido publicamente, mais você irá engajar para cumprir as metas. Essa é a velha história da cenoura na ponta da varinha, você joga ela lá na frente e corre pra pegar. Se você for como eu e metade dos brasileiros. Se você, não se comprometer a probabilidade de abandonar(matar) o planejamento e até mesmo o projeto será enorme. Só uma dica minha, cuidado com o planejamento. Planejar demais também é ruim, você desanima. Nós precisamos ver a coisa acontecendo é preciso dar ação ao planejamento, e isso nos leva para o 3 Passo.

A questão não é quem vai me deixar fazer, mas sim quem vai me impedir de fazer.

Tem uma citação de um grande cara o Reid Hoffman, que é o fundador do Linkedin que disse:

Se você não tem vergonha da primeira versão do seu produto, você demorou demais para lançar.

Pode parecer loucura oque eu vou lhe dizer, mais comece a ação mesmo antes de estar pronto. O F de fazer do nosso plano de ação, acontece ao mesmo tempo que o segundo P o planeje. Por isso se comprometer com a execução do seu planejamento é fundamental. O segundo P o planeje, ele dá a direção do que será realizado no F(Fazer). Mais uma coisa, sozinho não se chega a lugar nenhum. Por isso defina na planilha coluna da F, quem são os responsáveis pela execução da tarefa e qual é o tempo para cada uma delas. Se comprometa, mesmo que isso signifique como eu, dormir à 1:00 da manhã e levantar às 5:30 do mesmo dia.

Sendo assim eu gostaria de fechar esta matéria com uma frase de um cara que eu gosto demais que é o Winston Churchill que disse:

O preço da grandeza é a responsabilidade.

Lembre-se a ignorância, e falta de iniciativa podem juntas matar projetos e ideias fantásticas. Se comprometa, se apegue a uma força maior. Independente da sua religião, e saiba que para os que trabalham duro, o divino opera milagres. Se você pode sonhar pode realizar, e você só precisa de uma boa dose de dedicação!

Um forte abraço, e nos vemos On line!

Tio Dan
Tio Dan
Danilo Carlos, é um apaixonado por Marketing Digital. Já trabalhou em grandes empresas, estudou em Stanford, Ilinois e Harvard. Um Geek assumido, e como todo bom Geek adora inovações tecnológicas.

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